IFB abre 450 vagas gratuitas em cursos técnicos e de graduação; veja oportunidades

  


 
Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília — Foto: IFB/Divulgação

Inscrições devem ser feitas pela internet. Opções são para áreas de desenho, Libras, meio ambiente, bacharelados e licenciaturas; seleção é por meio de sorteio e nota do Enem.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com 450 vagas abertas para cursos gratuitos de formação inicial e continuada, técnicos e de graduação. As inscrições devem ser feitas pela internet. O prazo e a modalidade de seleção mudam a depender do curso escolhido.

As oportunidades são para quatro campi no Distrito Federal: Gama, Estrutural, Planaltina e São Sebastião (veja detalhes abaixo), nas áreas de desenho, Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio ambiente, além de bacharelados e licenciaturas.

Cursos online

Campus Gama



Na unidade do IFB no Gama, a seleção é para cursos de formação inicial e continuada. São 170 vagas gratuitas para os seguintes cursos online:

desenho básico,
ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, e
Língua Brasileira de Sinais (Libras) – básico e intermediário.
A seleção é por meio de sorteio. O resultado deve ser divulgado no site do IFB no dia 30 de setembro. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre, a partir de 19 de outubro.


Curso técnico

Campus Estrutural



No campus Estrutural, são 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente, no Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A formação é para quem tem mais de 18 anos e o ensino fundamental completo.


O curso também é gratuito e, segundo o edital, tem duração média de dois anos. As aulas ocorrem no período noturno, a partir de 25 de outubro. A seleção é por meio de sorteio.

As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de outubro, pelo sistema de Processo Seletivo do IFB.

Graduação

Campus Planaltina


Em Planaltina, as vagas são para cursos gratuitos de graduação. São 80 vagas, com ingresso por meio da análise de notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Segundo o edital (leia aqui), valem resultados obtidos nos anos de 2020, 2019, 2018 ou 2017.

As oportunidades são para:

Tecnologia em Agroecologia,
Bacharelado em Agronomia e
Licenciatura em Biologia.
Os interessados devem preencher formulário disponível no site do IFB. As inscrições abriram na última terça-feira (21), e o prazo vai até 26 de setembro.

Qualificação profissional

São Sebastião


Já, em São Sebastião, são 200 vagas gratuitas para cursos de formação inicial e de qualificação profissional, com aulas previstas para o segundo semestre. Veja oportunidades:

Formação Inicial em Artes Visuais do Programa de Avaliação Seriada (PAS) do 2º Ano: 40 vagas
Formação Inicial em Artes Visuais do PAS do 3º Ano: 40 vagas
Formação Inicial em Obras Musicais do PAS do 3º Ano: 40 vagas
Formação Inicial em Introdução à Gestão de Projetos Socioambientais: 30 vagas
Qualificação Profissional em Assistente Administrativo: 40 vagas
Qualificação Profissional em Monitor Infantil: 40 vagas

As inscrições abrem às 8h de segunda-feira (27) e vão até as 23h59 do dia 8 de outubro. O cadastro deve ser feito por meio do formulário online.


As dúvidas, segundo o IFB, serão respondidas pelo telefone (61) 2193-8130 e pelo e-mail: processoseletivo.saosebastiao@ifb.edu.br .

Com informações do site: G1

Comentários