Universidades oferecem cursos gratuitos para o segundo semestre; saiba como se inscrever

  


 


Foto: Reprodução
Há capacitações para diferentes áreas do conhecimento; prazos de inscrição variam de acordo com cada atividade e instituição de ensino


Universidades de Porto Alegre e da Região Metropolitana estão oferecendo cursos gratuitos em diferentes áreas do conhecimento para quem deseja aprimorar suas habilidades durante o segundo semestre deste ano. As capacitações têm aulas totalmente online, e a maioria delas fornece certificado de conclusão aos participantes.

Alguns cursos estão agendados para datas específicas e, por isso, é preciso ficar atento aos períodos de inscrição, que variam de acordo com cada atividade. Já outras capacitações, como as da Universidade La Salle e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), são para ingresso contínuo, ou seja, não há prazo para se inscrever.

Confira, abaixo, as oportunidades oferecidas por nove instituições de ensino e saiba como realizar sua inscrição:


Fadergs 
De terça (10) a quarta-feira (11), a Fadergs realiza a primeira edição do seu Ciclo de Capacitação Profissional (Cicap). O evento online conta com uma programação de 28 workshops, com atividades nas áreas de administração, gestão de recursos humanos, direito, biomedicina, enfermagem, nutrição, educação física, fisioterapia, psicologia, serviço social, design, análise e desenvolvimento de sistemas, marketing, ciências contábeis, estética e cosmética, e jogos digitais. 

As palestras serão ministradas por professores que oferecerão aos participantes conteúdos pertinentes para o mercado de trabalho. Eles também poderão esclarecer possíveis dúvidas que os estudantes tenham sobre carreira e empregabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes do início de cada capacitação, por meio deste site.

Nesta terça, workshops com temas como Elaboração de currículo, "Nursing Now": o poder de atuação da enfermagem no mercado de trabalho nos dias atuais e Reflexões sobre o mercado de TI: como se destacar e aproveitar melhor este mercado ocorreram das 14h às 19h. Já na quarta, os participantes poderão acompanhar, das 11h às 19h, palestras como IRPF/2021: tire suas dúvidas, Os desafios da escolha profissional: o psicólogo do futuro e O processo de trabalho do assistente social nas políticas públicas sociais. A programação completa pode ser conferida neste link.

ESPM
A ESPM está com inscrições abertas para 13 cursos de extensão gratuitos, com aulas online por webconferência. Chamados de pocket live, os encontros virtuais têm duração de duas horas e estão agendados para diferentes datas e horários durante agosto e setembro.  

Há capacitações sobre transformação digital financeira, big data e inteligência artificial, SEO e estratégia digital, ciclo de vida dos produtos, entre outras. Interessados podem se inscrever por meio deste site, onde também é possível obter mais informações sobre os conteúdos de cada curso. 

A instituição também disponibiliza acesso gratuito às gravações dos cursos já encerrados. Para isso, é preciso fazer cadastro nesta página, informando dados como nome e sobrenome, endereço de e-mail e número de celular.

Unisinos
Em parceria com o Sebrae, a Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) oferece um curso de extensão totalmente gratuito na área do empreendedorismo. Chamada de Caminhos: um jeito de transformar o mundo, a capacitação online tem duração de oito horas e disponibiliza certificado de participação. Os interessados podem se inscrever até 31 de dezembro por meio deste site.

Além disso, a instituição tem inscrições abertas para outros quatro cursos gratuitos, com diferentes cargas horárias, destinados ao público geral. São eles: Fenomenologia e hermenêutica, Grupo de leitura: estudos de gênero, Lab empreendedor e Práticas de linguagem nas aulas de língua portuguesa: reflexões e proposições. Para saber mais sobre as capacitações e realizar inscrição, acesse este site.

PUCRS
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) oferece quatro cursos totalmente online e gratuitos, que são ministrados por profissionais de destaque. As capacitações têm carga horária de quatro horas e disponibilizam certificados de conclusão aos participantes.

Os cursos oferecidos são: Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudança, com Leandro Karnal e Luíza Trajano; Produtividade, gestão do tempo e propósito, com Carla Furtado e Christian Barbosa; Como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras, com Sidnei Oliveira e Leandro Rassier; e Mentalidade de desenvolvimento contínuo, com Leandro Karnal e André Duhá. Para realizar a inscrição e saber mais sobre as atividades, acesse este site.  

Universidade La Salle
Os cursos de extensão gratuitos disponibilizados pela Universidade La Salle são totalmente online, com emissão de certificado e ingresso contínuo — ou seja, não há prazo para se inscrever. No total, são 14 capacitações nas áreas de gestão de projetos, liderança, educação, neurociência, empreendedorismo e coaching. Todas têm carga horária de 12 horas.

Entre os temas disponíveis estão: Pluralidade da diversidade nas relações de trabalho, Empreendedorismo e inovação na educação básica, As tecnologias da informação e da comunicação e Fundamentos de gestão de projetos. De acordo com a instituição, os conteúdos foram desenvolvidos com base nas demandas reais do mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas pelos números (51) 3476-8600 e (51) 98031-5622, pelo e-mail comercial@unilasalle.edu.br ou pelo site da instituição, no qual também é possível obter mais informações sobre os cursos.  

UFRGS 
A plataforma Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está com inscrições abertas para mais de 50 cursos online e gratuitos nas áreas de ciências exatas e da Terra, ciências da saúde e biológicas, linguística, letras e artes, ciências humanas e sociais, e ciências tecnológicas. As capacitações podem ser feitas por todos os interessados, sejam alunos da instituição ou não, e oferecem certificado de conclusão. 

Além disso, os cursos são autoformativos, ou seja, não contam com a mediação de um professor ou tutor. No entanto, os alunos podem tirar dúvidas por meio de fóruns, com interações entre os demais participantes. Entre as capacitações ofertadas estão: Educação financeira no século XXI para a liberdade financeira, Introdução ao texto acadêmico, Notificação de violências: conceitos e aplicação, Educação em tempos de coronavírus e Design na economia criativa.

Na página da plataforma, o aluno tem acesso à lista completa de cursos e pode esclarecer dúvidas prévias relacionadas ao conteúdo abordado e à inscrição. 

Universidade Feevale
Por meio do programa Pílulas da Inovação, que tem como objetivo inspirar atuais e futuros empreendedores e oferecer capacitações em áreas correlatas à gestão e ao desenvolvimento de novos negócios, a Universidade Feevale promoverá quatro cursos gratuitos entre 12 de agosto e 14 de setembro. As capacitações serão realizadas de forma online e disponibilizarão certificados aos participantes. 

Os temas dos cursos são: Como influenciar estrategicamente o mercado no âmbito digital; O autoconhecimento na segurança emocional; Como a cultura influencia no processo de seleção; e Startups e investidores: um insight jurídico. Para participar, é necessário realizar inscrição por meio deste site até dois antes do início da capacitação ou de acordo com a disponibilidade de vagas. Informações, como data, horário e conteúdos abordados em cada curso, podem ser consultados na mesma página.

Além disso, o projeto social Alinhavando Oportunidades da Feevale realizará, em 17 de agosto, das 14h às 17h, uma oficina online sobre os custos na área da moda. A capacitação é gratuita e ocorre em parceria com o projeto integrado Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local da instituição. As inscrições podem ser feitas neste site até o dia da oficina, pela manhã.

Ulbra
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está com inscrições abertas para 30 cursos de extensão gratuitos na modalidade a distância. As capacitações têm diferentes prazos de inscrição e abrangem seis áreas do conhecimento: ciências sociais, negócios e direito; ciências, matemática e computação; educação; engenharia, produção e construção; humanidades e artes; e saúde e bem-estar social.  

Entre os cursos oferecidos está o de Inserção e recolocação no mercado de trabalho, que fornece informações sobre elaboração de currículo, como estabelecer uma rede de contatos com as ferramentas disponíveis na atualidade e as estratégias para conseguir o primeiro emprego. Os interessados podem se inscrever por meio deste site, onde também é possível acessar a lista completa de capacitações.

UFCSPA 
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) oferece cinco atividades de extensão gratuitas ao público geral. As capacitações têm vagas limitadas e diferentes prazos de inscrição, sendo dois com encerramento previsto para quarta-feira (11).  

Os cursos disponíveis são: Sig de cuidado farmacêutico, Capacitação remota de doutores palhaços, Por que ler clássicos, Arte e loucura III e Dia estadual de prevenção a acidentes tóxicos - perfil das ocorrências e mudanças com a pandemia da covid-19. Para saber mais e realizar inscrição, basta acessar este site.

Comentários